Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Um Presidente e a Islândia
Um Presidente e a Islândia

                                                                 Um Presidente e a Islândia

Há uns anos, após a falência islandesa, um vulcão entrou em erupção naquele país insular europeu, assim impedindo vários cursos aéreos. E um deles fora o do regresso do presidente de Estado português ao seu lindo país, desde Praga, onde ouviu o homólogo checo lançar uns piropos políticos pouco diplomáticos ao impoluto e abastado Portugal.

Então e ironicamente irritado face ao impedimento, foi dizendo aos jornalistas lusos ali presentes, na sua proverbial formalidade: «como é que um país pequeno e falido tem tanta força para impedir outros de voar»?

Há mesmo quem não veja o argueiro no próprio olho! E tente ridicularizar uma confortável moradia, provisoriamente sem luz, ao sítio onde viva.

Já ouvimos compará-lo a um pardieiro, mas as metáforas são muitas vezes facas de dois gumes e não plenamente adequáveis.

Preferimos sítio, pois o sítio sitia, ou seja: aprisiona e assim reduz quem queira abrir asas e voar, por ter valor e capacidade para isso.

Pois a Islândia (e basta ver o que lá se passou depois...), nunca esquecer, é simplesmente um dos dez países mais evoluídos da Terra em termos mentais, sociais, políticos, humanos e morais. E urbanísticos. E culturais. E espirituais. E......

 

EV,

9-2-2014.