Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

A Loucura
A Loucura

                                                               A Loucura

 

A loucura é um excesso. E uma incapacidade - por excesso.

O louco é aquele que não simplesmente excede a razão, transpondo os limites do discurso razoável, mas que sobretudo deixa de ser capaz de gerir o discurso em geral.

A loucura é a razão esfrangalhada – e a perda de sentido que daí resulta.

Mas assim desfeita, por falta de capacidade em continuar a gerir um discurso que ultrapassou os limites da sua aplicação.

O louco é aquele que, tendo ido um pouco mais além (!), todavia deixou de encontrar e de reconhecer, nos instrumentos que a racionalidade normal utiliza (imagens, juízos, conceitos...), elementos para poder continuar a compor os juízos, raciocínios e argumentos de que se serve a fim de produzir os seus discursos.

Por isso a loucura não se trata de um sub-racional, mesmo não se podendo considerá-la um sobre-racional.

Ela será, tão-somente, um esboroar da atitude racional, por exceder-se os limites da capacidade intelectual circunstancial, quer em termos de base discursiva (isto é: a cultura disponível), quer em termos de volumetria cerebral (ou seja: a disponibilidade instrumental).

 

Edmundo Vallellano,

2-4-14.