Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

O Pensamento Não É Reativo
O Pensamento Não É Reativo

Os empiristas, os mecanicistas, os supostos materialistas e os pretensos positivistas, reunidos numa mesma mundivisão e num só ideal, perspetivam tudo ao contrário do que É. Porque partem do princípio de que o psiquismo, fenómeno tão diversificado e complexo, seja meramente REATIVO.

Ora: reativo é apenas o sistema nervoso, pois RESPONDE aos estímulos!

Mas isso está longe de constituir a consciência. E muito menos será pensamento discursivo.

O pensamento discursivo é algo tão elaborado, jogando com variáveis (meramente percetivas, se a um nível mais básico da consideração, e emocionais elementares já a um outro nível) e constantes (lógicas, afetivas e emocionais superiores) bastante complexas, que esse pensamento não pode achar-se reduzido à mera reatividade dos processos mecânicos.

A consciência é proativa, no sentido de ser produtora. Como o entendem os fenomenologistas (invariavelmente, da escola germânica de pensamento) - mas não os cientistas do paradigma vigente, sujeitos à perspetiva simplista do empirismo mecanicista pseudopositivo e pretensamente materialista do mundo anglófono (sabem lá eles o que realmente seja a matéria e qual o ponto de rutura em que se estabelece a distinção com a energia...).

 

18-12-2013