Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

A Natureza
A Natureza

A Natureza não é perfeita.

Ela é selvagem. Bruta. Pura.

Mas obedecendo a regras próprias, que fazem com que o mais forte se imponha ao mais fraco, seja o mais forte em matéria de domínio físico, seja no campo mental, ou em ambos.

A Natureza não é imoral por tal razão. É, sim, amoral. Ou nem isso, porque não obedece a parâmetros humanos.

E como obra imperfeita que decididamente é, pois, se fosse «perfeita», não ocorreria injustiça nela, nem uns comeriam outros, então não se trata da criação maior, da Criação, mas sim de uma criação imperfeita, secundária, nem sequer subsidiária, mas apenas simuladora, tentada, que espera alcançar a perfeição a partir do erro e da correção que o erro permite... aos conscienciosos.

Por isso sustento que a Natureza se trate de uma criação perpetrada por uma civilização ou por um ser maximamente desenvolvida/o em termos científicos e tecnológicos, mas, ainda assim, insuficientemente perfeita/o para poder ver a sua 'obra' imaculadamente concretizada.

Pois, se analisarmos bem, a Natureza apresenta imperfeições, não apenas no conjunto do seu universo relacional, como também no domínio estético. Uma vez que as denominadas «leis físicas» não se deixam minimamente reger por considerações de ordens moral e artística, permitindo a brutalidade, a injustiça e a fealdade.

 

2016 — 2017 (fevereiro).