Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Epistemologia
Epistemologia

«(...)

    Todos esses conceitos terão de estar submetidos ao princípio geral de existência, sem o qual não fariam qualquer sentido.

    E esse princípio possui-o a unidade transcendental da consciência de si, já que é ele que permite que ela se constitua como tal, precisamente ao deter consciência de si mesma, que nada mais é senão uma consciência da sua própria existência.

    Ela é transcendental, ainda, porque não depende da experiência sensorial para ser a unidade que é, uma vez que se constitui essencialmente de pura consciência de si própria e não de uma sensação geral acerca de si que pudesse condicionar-lhe essa consciência de si (ou autoconsciência).

    Que afinal é isso o que leva os empiristas das ciências neurológicas a conceberem a existência como prévia à consciência.

    Embora essa crença, que ao nível deles é apenas de Sentido Comum, não esteja completamente errada.

    Só que tais neoempiristas científicos partem da premissa que afirma o primado da existência simplesmente porque os seus olhos e não a sua reflexão veem as coisas nascer e só depois revelar consciência a partir das interações e das ações que sejam capazes de produzir com aparente autonomia.

    Não refletem sobre a existência e a consciência de uma maneira filosófica.

    Pois a reflexão filosófica acerca da existência faz perceber que a existência verdadeira é aquela que seja determinada por uma consciência e não a que simplesmente exista por si só, independente e absolutamente ignorante de si mesma.

(...)»

(Extrato de: Estudos Filosóficos de Epistemologia Analítica)